25 outubro, 2015

Da arte de empilhar carros

No cruzamento da Quebec Street com a Milross Avenue, em Vancouver, Canadá, foi montada essa escultura com cinco carros empilhados sobre um velho toco de árvore. Uma obra de arte intitulada "Trans Am Totem" que foi criada, em abril de 2015, por  Marcus Bowcott, um artista radicado em Vancouver.
Todos os veículos foram doados por um ferro-velho local. Bowcott removeu os motores para reduzir o peso dos carros e, em seguida, empilhou-os em cima de um velho toco de cedro trazido de outro local. À noite, os faróis e as luzes traseiras dos cinco veículos parcialmente esmagados da escultura permanecem acesos por baterias alimentadas a energia solar.
Time lapse do processo de instalação



O "Trans Am Totem" faz lembrar uma escultura similar chamada "Spindle" (Eixo), que existia na cidade de Berwyn, em Illinois, até 2008. A escultura, composta de oito carros empalados em um eixo, ficava no parque de estacionamento do centro comercial Cermak Plaza.
Embora se tornasse um símbolo da cidade por duas décadas, não foi universalmente amada pelos moradores de Berwyn. Apenas um ano após a sua construção em 1989, os moradores votaram esmagadoramente para que ela fosse removida. Apenas o prefeito de Berwyn defendeu a escultura chamando-a de um "ícone de nossa comunidade".
Depois que David Bermant, o proprietário do shopping morreu em 2000, a obra de arte perdeu um de seus principais defensores e o centro comercial mudou de mãos. Em 2008, a escultura foi finalmente demolida e substituída por uma loja Walgreens.

Nenhum comentário: