25 julho, 2015

A influência da força de Coriolis sobre o crescimento dos pelos corporais

O que se segue é o resumo de um artigo do The Annals of Improbable Research.
por John W. Woods Jr.
Watertown, Massachusetts, EUA

O efeito da força de Coriolis sobre a formação de alguns padrões da meteorologia é bem conhecido. Qualquer corpo que se move sobre a superfície da Terra está sujeito a uma força aparente que desvia o seu caminho para a direita no hemisfério norte e para a esquerda no hemisfério sul. Seu movimento no espaço é uma combinação do seu movimento em relação à Terra com o movimento da Terra. Devido principalmente à rotação do planeta, o caminho tem a configuração de uma curva.
A ocorrência desta força e da aceleração resultante foram descritas pela primeira vez, em meados do século 19, por Gaspard Gustave de Coriolis, um engenheiro civil francês. Por causa da força de Coriolis, o vento soprando de uma área de alta pressão atmosférica não flui diretamente para uma área de baixa pressão, mas é desviado para a direita no hemisfério norte e circula no sentido anti-horário no hemisfério sul. Outros fenômenos relacionados com a força de Coriolis podem ser também observados na deriva do gelo no mar e na erosão das margens dos rios.
Além disso, certos fenômenos biológicos, previamente não compreendidos, são também causados pela força de Coriolis. E as peças de um quebra-cabeças, sem solução pela biocinética, começam agora a tomar seus devidos lugares, depois que Woods passou a estudar os bigodes. De uma forma consistente, em Massachusetts, enrolavam-se para cima no lado direito do rosto e para baixo no lado esquerdo. Uma dedução simples fez com que ele concluísse que os pelos corporais se comportam, durante o crescimento, como um corpo sob a influência da força de Coriolis.
Abaixo, reproduzo uma documentação fotográfica do seu trabalho:

O crescimento do bigode em "norte-hemisferianos"
(Crédito da imagem: Kes47 )
No Brasil
Em 2014, o cientista político Fernando Gurgel Filho alertou para o efeito da força de Coriolis no preparo de uma Marinada.
http://blogdopg.blogspot.com.br/2014/09/marinada.html
Referências
http://www.neatorama.com/2015/07/22/Influence-of-Coriolis-Force-on-the-Growth-of-Body-Hair/#more http://www.improbable.com/airchives/paperair/volume21/v21i2/Influence%20of%20Coriolis%20Force.pdf
https://en.wikipedia.org/wiki/Coriolis_effect

2 comentários:

Fernando Gurgel disse...

Cuma qui pódi? Virei cientista político sem ser cientista e muito menos político? hehehehe

Paulo Gurgel disse...

Pelo conjunto da obra.