17 julho, 2015

Sobre funerais

Minha avó tinha sete irmãos. Quando um deles morria, ela esteve presente em seu funeral. Mas, para os últimos irmãos, já muito velha e doente para viajar, ela não compareceu a seus funerais.
Ela sempre enviava flores para os funerais de seus irmãos. Flores que ela escolhia cuidadosamente e que sempre combinavam com a personalidade de cada um.
Um dia minha avó morreu. Sua irmã mais nova encomendou as flores.
Era um arranjo grande e bonito reunindo toda a variedade de flores que a minha avó, ao longo dos anos, tinha enviado a seus irmãos – e com um girassol gigante no meio!
Eu tenho que concordar, minha avó era certamente o girassol.
†   †   †   †   †   †   †
Eu acho que é muita sorte a gente poder ir a sete funerais. Bem, há as características próprias de cada funeral, claro. Como haver um membro a menos em cada funeral, mas com uma grande família significa que você terá um monte de apoio em todos os funerais.
Imagine fazer parte de uma família de imigrantes, que tem poucos membros, e o resto da família é muito pobre para vir à América.
O caso da minha família, por exemplo.
Éramos eu, meu irmão e meus pais, por cerca de 20 anos. Em seguida, cerca de 12 anos atrás, o meu pai morreu. Todos os anos para celebrar o seu falecimento, somos três ao pé do seu túmulo. Um dia, seremos dois. Então, um. Aí, nenhum.

Dois dos muitos comentários enviados ao reddit para a questão: Coming from a big family, I don't know what is more sad - That one of us will have to go to seven funerals, or that one of us won't have to go to any.

Nenhum comentário: