27 julho, 2015

Os Jogos Pan-Americanos de 2015

Encerrou-se ontem (26 de julho) o Pan Am 2015, em Toronto, Canadá.
Medalhas, medalhas, medalhas
Com os Estados Unidos em primeiro lugar geral, o Canadá, em segundo, e o Brasil, em terceiro.
O Brasil subiu ao pódio 141 vezes, 41 das quais para receber medalhas de ouro.

Veja aqui o quadro de medalhas dos 41 países participantes do Pan Am 2015
com a distribuição das premiações por categorias de esportes.

Sobre a continência de atletas à bandeira do Brasil
A atitude de alguns atletas brasileiros de prestar continência à bandeira do Brasil, durante a cerimônia de premiação, chamou a atenção no Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá. Eles são ligados às Forças Armadas e fazem parte de um programa de apoio a atletas de alto rendimento dos ministérios da Defesa e do Esporte.
Dos 590 atletas brasileiros que estão em Toronto, 123 fazem parte do projeto.
No judô, das 13 medalhas que o Brasil ganhou, 12 foram obtidas por atletas que integram o Programa de Incorporação de Atletas de Alto Rendimento nas Forças Armadas.
Cerca de 40 por cento das medalhas conquistadas pelo país, segundo o Ministério da Defesa, foram conquistadas por atletas que fazem parte das Forças Armadas como militares temporários. Apesar de muitos deles prestarem continência na hora de receber a premiação, essa saudação não era obrigatória.
Os atletas que a fizeram falam em orgulho e respeito por estarem representando o país.
O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) defendeu a atitude dos atletas. Informou que a continência foi uma demonstração de patriotismo, sem qualquer conotação política, e compatível com a emoção do atleta ao subir no pódio. Além de representar, segundo o COB, um reconhecimento pelo apoio que recebem das Forças Armadas.
Edição: Aécio Amado

Nenhum comentário: