09 dezembro, 2023

Qual copo encherá primeiro?

Vi este quebra-cabeça no Pop Mech:

Quando você despeja água em uma estrutura muito específica de copos e canos, qual copo ficará cheio primeiro?

AVISO DE SPOILER
À primeira vista, não percebi que os copos e canos tinham diferentes tipos de conectores. Podemos descartar facilmente todos os copos que estão embaixo de canos bloqueados. Isso significa que 4, 5 e 6 estão fora de jogo logo de cara. O copo 7 não tem um cano fechado, mas tem um furo nele. Em qualquer cenário em que pudéssemos derramar rápido o suficiente para cobrir o vazamento, os copos acima de 7 encheriam mais rápido.
Então, ficamos com apenas 1, 2 e 3. Mas 2 tem o mesmo loop lógico que o copo 7, onde um vazamento grande o suficiente para preenchê-lo, apesar de seu cano de saída, ainda encheria o copo 1 primeiro. Caso contrário, qualquer vazamento normal fluiria pelo fundo, 7 nunca seria preenchido e 2 também nunca seria preenchido.
Isso deixa apenas 1 e 3. Mas 1 estará sempre derramando água nos copos 2 e 7, o que significa que nunca será enchido em circunstâncias normais. Se você olhar para o copo 3, é o único copo que tem um entorno totalmente fechado ; ambos os tubos que conduzem para fora estão fechados.
E se esses copos fossem simplesmente dispostos dessa maneira, com canos abertos e nenhum orifício no copo 7? Precisaríamos descobrir alguns detalhes sobre os comprimentos e diâmetros exatos dos canos para descobrir qual dos quatro copos inferiores encheria primeiro, mas com certeza seria um deles. Claro, nada disso importa - este quebra-cabeças destina-se a enfurecê-lo intencionalmente com detalhes minuciosos.
Resposta da colaboradora Caroline Delbert.

Um comentário:

jeronimo guimaraes disse...

Um novo desafio: Tem um erro na descrição dos copos!!!