21 dezembro, 2023

Paciência em meio a longos experimentos

Justin Kim (tradução: PGCS)
Uma paródia do mundialmente famoso Prêmio Nobel, o Prêmio Ig Nobel foi estabelecido em 1991 para reconhecer conquistas que primeiro "fazem as pessoas rir, depois pensar". 1 Em 2005, esta "honra" foi concedida conjuntamente a John Mainstone (foto) e ao falecido Thomas Parnell, da Universidade de Queensland, por um dos experimentos mais longos do mundo, chamado de experimento "pitch-drop".
 Derivado do petróleo, o piche é um polímero viscoelástico usado para impermeabilizar barcos, curiosamente encontrado em Gênesis 6:14 e Êxodo 2:3, onde o líquido espesso foi aplicado sobre as arcas de Noé e de Moisés, respectivamente. É de cor preta, resultando na frase em inglês "pitch black". Sendo 230 bilhões de vezes mais viscoso que a água, esses dois professores buscaram medir quanto tempo levava para cair uma gota de piche.
A partir de 1927, o famoso experimento colocou a gosma preta em um funil. Aparentemente, a primeira queda aconteceu em 1938, depois em 1947, 1954 e 1962. Mas observe o seguinte: os pesquisadores nunca testemunharam uma queda com seus próprios olhos. Quando se juntou ao projeto, o Dr. Mainstone perdeu a quinta queda de 1970, estava ausente no fim de semana quando a sexta caiu em 1979 e saiu para tomar chá quando a sétima caiu em 1988. Depois disso, câmeras foram instaladas para capturar a oitava queda, mas as baterias acabaram antes de acontecer em 2000. Infelizmente, Mainstone faleceu em 2013 sem ter visto uma gota cair.
Mais de 500 anos atrás, outro experimento de longo prazo começou entre a igreja reformadora de Deus. Esta experiência testou se a Bíblia era realmente a única fonte de autoridade para o cristão (sola scriptura), se era a primeira fonte contra a qual todas as outras coisas eram testadas (prima scriptura) e se a Bíblia inteira poderia realmente ser interpretada por si mesma (tota escritura). Há quase 174 anos, esta experiência começou e continua sua maturidade no movimento do Advento de Deus.
Esta publicação da Adventist Review foi criada e distribuída para esta comunidade, aqueles que levaram essas três idéias às suas conclusões lógicas, resultando na crença do sábado como sétimo dia, na imortalidade condicional da alma, no ministério de Cristo no santuário celestial e no iminente segundo retorno de Cristo, em meio a muitos outros.
O experimento do "pitch-drop" ensina algumas lições à nossa comunidade de fé. Primeiro, quantas vezes procuramos testemunhar algo notável, apenas para sermos afastados por distrações periféricas? Como ir embora no fim de semana, sair para tomar chá ou ficar com as baterias fracas. Quantas bênçãos perdemos na história adventista por causa de desvios como teorias da conspiração, facções politizadas, testes teológicos prediletos, diferenças de personalidade e temperamento e simples indiferença morna, só para citar alguns?
Em segundo lugar, o que se desenvolve em uma década pode acabar em um decisegundo. Cristo afirmou claramente que ninguém sabe a data, mas somos avisados ​​de que os eventos escatológicos serão rápidos. "O fim virá mais rapidamente do que os homens esperam." 2 "Grandes mudanças logo ocorrerão em nosso mundo, e os movimentos finais serão rápidos." 3
Terceiro, devemos manter a vigilância, não para a décima queda da gota, mas para o segundo retorno de Jesus; não uma gosma viscosa de petróleo, mas a glória vitoriosa de nosso Senhor; não algo notável, mas o evento mais incrível da história humana. Como Paulo nos lembra, fixemos "nossos olhos em Jesus, autor e consumador da nossa fé" (Hb 12:2, NASB1995).
Com a chegada deste novo ano, quão mais perto estamos de Seu advento? Essa décima gota de piche descerá com certeza. Quanto mais o Senhor Jesus? E desta vez, ninguém vai perder.

  1 https://improbable.com/ig/about-the-ig-nobel-prizes/
  2 Ellen G. White, O Grande Conflito (Mountain View, Calif.: Pacific Press Pub. Assn., 1911), p. 631.
  3 Ellen G. White, Testemunhos para a Igreja (Mountain View, Calif.: Pacific Press Pub. Assn. 1909, 1948), vol. 9, pág. 11. Read more at: https://adventistreview.org/editorial/patience-amid-long-experiments/
Links internos
   https://blogdopg.blogspot.com/2012/12/uma-experiencia-de-longa-duracao.html
   https://blogdopg.blogspot.com/2013/07/uma-experiencia-de-longa-duracao-2.html

Nenhum comentário: