29 dezembro, 2023

Tautologia

Na linguagem cotidiana, uma tautologia é uma frase que repete redundantemente a mesma ideia com palavras diferentes.
Alguns topônimos que combinam palavras de diferentes idiomas costumam ser tautológicos. Por exemplo, Río Flumen, no norte da Espanha, em que "río" e "flumen" são respectivamente espanhol e latim para "rio". Da mesma forma, a Rocha de Gilbratar, do árabe Jebel-Al-Tariq, que significa "A rocha de Tariq". Nos Pirineus, o topônimo Val d'Aran é uma tautologia, pois "aran" significa "vale" em basco.
Montegibello na Sicília é outro exemplo, pois significa "montanha" em latim e árabe. Na Argélia, o topônimo Ain-Tala combina árabe e berbere para significar "fonte fonte". Outros exemplos de topônimos tautológicos incluem Côtes-d'Armor na Bretanha, que significa "costa da costa" em francês e bretão, e Dalsdalen, na Noruega, que significa “vale do vale” em norueguês. Dasht-e Kavir no Irã significa "deserto deserto", enquanto Timor Leste significa “leste leste” em indonésio e malaio. Minnehaha Falls, nos EUA, recebeu o nome da palavra Dakota para "cachoeira".
Quanto a Rio Mekong, trata-se de um tautônimo triplo. "Mae" em tailandês é uma abreviação de "rio", enquanto "khong" é uma antiga palavra austro-asiática para rio. Rio Mekong pode assim ser traduzido como "rio rio rio".
E multiplicam-se os exemplos pelo mundo de Avenida Street, Avenue Road, Calle Boulevard, Street Road etc. A Wikipédia tem uma robusta página dedicada à Tautologia.
http://archimedes-lab.org/2023/03/13/two-meanings-one-word-the-tautology-tango/
http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_tautological_place_names
Micose fungoide
É um tipo de linfoma não Hodgkin de células T raro, que acomete primariamente a pele. Apesar do nome micose não é uma micose e não tem nenhuma relação com fungos, é um linfoma. A denominação fungóide foi dada pelo dermatologista francês, Jean-Louis-Marc Alibert, em 1806, porque em alguns pacientes severos esses tumores pareciam cogumelos (fungoide significa, parecido com um fungo).

Nenhum comentário: