12 novembro, 2023

O quinto Beatle

O "quinto Beatle" é um termo que se refere a várias pessoas que tiveram uma conexão significativa com os Beatles durante sua carreira, mas que não eram membros oficiais da banda. Existem várias pessoas que foram consideradas o "quinto Beatle" ao longo dos anos.
Malcolm Evans - fazia de tudo: era o roadie, isto é, o técnico de apoio que viajava com a banda em suas turnês, encarregado de lidar com as produções de shows. Malcolm montava os instrumentos no palco (ver foto), fazia a segurança, trabalhava de motorista, comprava qualquer coisa (ternos, botas, meias, comida, bebidas, drogas...) para o grupo e até falsificava autógrafos em nome dos Beatles (devidamente autorizado). Também apareceu como figurante em três filmes do grupo etc. etc. etc.


Dentre os que foram chamados de "quinto Beatle", também se incluem:
Stuart Sutcliffe - amigo de infância de John Lennon e baixista original dos Beatles.
Pete Best - baterista original dos Beatles que foi demitido da banda antes da gravação do primeiro álbum.
Brian Epstein - empresário dos Beatles que ajudou a lançar a banda ao estrelato.
George Martin - produtor musical dos Beatles que trabalhou em muitas de suas gravações mais famosas.
Billy Preston - tecladista americano que tocou com os Beatles em algumas de suas gravações (ver vídeo).


Neil Aspinall - amigo de longa data dos Beatles que se tornou o executivo-chefe da Apple Corps, a empresa de propriedade dos Beatles.
Em resumo, o "quinto Beatle" é uma figura simbólica que representa a influência significativa de várias pessoas na história da banda.

Nenhum comentário: