10 novembro, 2023

Guerra e Paz

Marcha "Canção do soldado" [1]
Autores: Ulisses Sarmento e Cícero Gomes Braga
Intérprete: Silvio Caldas
Disco Victor 80-0013 B
Estribilho
Amo tanto, estremeço esta terra
quero tanto ao meu vasto país
que se um dia partir para a guerra
eu irei bem contente e feliz.
Ponderação
Partir para a guerra
Contente e feliz?
Me tira dessa terra.
(PGCS)

Gravação original de Bahiano, por volta de 1919. "Canção do soldado" já pertencia ao cancioneiro escolar quando Sílvio Caldas fez esta regravação, na Victor, em 1942. (Samuel Machado)
... a sua segunda parte, é horripilante -- quase incantável. Talvez por esta razão, ela foi pouco tocada nas rádios em sua época! E quase não teve vida ativa; abafada que foi, pelo já estrondoso sucesso, da verdadeira e imortal "Canção do soldado" (Capitão Caçulo) [2] -- gravação de Vicente Celestino - Odeon/1918. Esta, sim, foi cantada pela boca-do-povo; por militares; nas escolas públicas e, acreditem, até nos inferninhos da época! (Texto e pesquisa: Prof. Walmir Dantas)
A paz queremos com fervor
A guerra só nos causa dor
Porém, se a pátria amada
For agora ultrajada
Lutaremos com fervor.
O dobrado intitulado "Capitão Caçulo", de autoria do paraense Teófilo de Magalhães, composto por volta de 1907, em homenagem ao capitão Caçulo de Melo, da Polícia Militar do Pará, então oficial de gabinete do governador daquele Estado. Com os versos do Segundo-Sargento Alberto Augusto Martins, também paraense, ganhou o título ou subtítulo de "Canção do soldado" ou "Canção do Exército". (Samuel Machado)

Nenhum comentário: