09 novembro, 2023

O cinto de segurança de três pontos

Em 1958, o engenheiro mecânico sueco Nils Bohlin (1920-2002) foi encarregado pela fabricante de veículos Volvo, também sueca, de criar um cinto de segurança para carro que realmente salvasse vidas.
Em apenas três meses, Bohlin criou o cinto de segurança de três pontas, um item que mudaria para sempre os padrões de segurança do setor automobilístico.


Em gesto humanitário, a Volvo decidiu liberar a patente para outras fabricantes de veículos.
Estima-se que esse item criado por Bohlin tenha salvado mais de 1 milhão de vidas.
Bohlin foi incluído no Hall da Fama dos Inventores, nos Estados Unidos, como Thomas Edison e Graham Bell, inventores da lâmpada elétrica e do telefone, respectivamente.
O inventor sueco morreu na manhã em que receberia a premiação. Örnmark, seu enteado, o substituiu na cerimônia.
"Foi a coisa mais difícil em minha vida, confessou ele à BBC. Em seu discurso de agradecimento, no qual ele terminou dizendo:
"Não se esqueçam de apertar os cintos, senhores."
Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/geral-64816511
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O cinto de três pontos é um dispositivo de segurança automotivo que é usado em conjunto com os bancos do carro para proteger os ocupantes em caso de colisão. Ele consiste em uma faixa de lona que passa sobre o ombro e o pescoço do ocupante do veículo e se conecta a um mecanismo de travamento que está localizado na estrutura do veículo. O cinto de três pontos é chamado assim porque possui três pontos de ancoragem que ajudam a distribuir a força de um impacto em uma área maior do corpo, reduzindo assim as chances de lesões graves em caso de acidente. Trata-se de um componente de segurança padrão em quase todos os veículos modernos e é obrigatório por lei em muitos países. Ele é considerado um dos dispositivos de segurança mais eficazes em um carro e deve ser usado corretamente por todos os ocupantes do veículo para maximizar sua eficácia.

Nenhum comentário: