12 junho, 2021

O que os arqueólogos do futuro encontrarão?

Ao procurar por evidências de atividades humanas no passado, lembre-se de que você está ativamente envolvido na construção dos sítios arqueológicos do futuro. Como a arqueologia é o estudo de qualquer material deixado para trás por seres humanos, essa definição também se ajusta ao que resta após o festival anual do Burning Man em Nevada, por exemplo, ou conforme os migrantes viajam pela fronteira dos Estados Unidos com o México.
Na verdade, existem sítios arqueológicos em quase todos os lugares que você olha. Uma de nós (Stacey) uma vez estudou o lixo deixado para trás durante as festas numa estrada de rodagem. Meus alunos e eu queríamos entender se ex-alunos e alunos estavam bebendo diferentes tipos de álcool. Usando metodologias arqueológicas, descobrimos que os ex-alunos festejavam com álcool caro, como vinho e cervejas artesanais, enquanto os alunos bebiam o que podiam: cervejas corporativas baratas, sendo a Coors Light e a Bud Light as cervejas mais comuns.
Fizemos essa "descoberta" arqueológica mapeando e identificando cuidadosamente o lixo antes e durante o festival. Enquanto a maior parte foi recolhida, pedaços menores sem dúvida encontraram seu caminho para o solo, talvez para serem descobertos por um futuro "Programa de Arqueologia do Campus".

Extraído de: How Do Archaeologists Know Where to Dig? In: JSTOR Daily

Nenhum comentário: