11 junho, 2021

O quinto oceano

Existem agora cinco oceanos no planeta, de acordo com a National Geographic Society. O Oceano Antártico é o quinto oceano a ser reconhecido por esta organização, desde que ela começou a fazer mapas em 1915.
A Geographic Society decidiu reconhecer o Oceano Antártico a partir de 8 de junho, que é o Dia Mundial dos Oceanos.
Seus cartógrafos decidiram que "a rápida corrente que circula a Antártica mantém as águas distintas", dignas de serem consideradas um oceano por si só. "O Oceano Antártico há muito é reconhecido pelos cientistas, mas como nunca houve um acordo internacional, nunca o reconhecemos oficialmente", disse Alex Tait, geógrafo da National Geographic Society.
É o único oceano a ser definido por sua corrente, ao invés dos continentes que o cercam, como acontece com os oceanos Atlântico, Pacífico, Índico e Ártico.


De acordo com o World Wide Fund for Nature (WWF), o Oceano Antártico – que circunda todo o continente Antártico – é o mais jovem dos oceanos do mundo, se formando quando a Antártica e a América do Sul se separaram há cerca de 30 milhões de anos. Mas hoje, conforme alerta a organização não governamental, este oceano se tornou um "depósito de lixo".

Nenhum comentário: