26 junho, 2021

O menestrel de rosto preto

Dra Katya Ermolaeva
O menestrel blackface foi uma forma popular de entretenimento musical nos EUA desde a década de 1840 até o início do século XX. O ato teatral e/ou musical consistia em atores brancos colorindo sua pele com cortiça queimada e ridicularizando os afro-americanos em termos claramente racistas.
Personagens comuns incluíam "Jim Crow", o analfabeto preto da plantação cujo corpo elástico e resiliente era resistente à dor, e "Zip Coon", o dândi que continuamente tentava e não conseguia se encaixar na cultura branca de classe média. Artistas caricaturaram músicos negros tocando banjos - um instrumento trazido da África e adaptado por escravos nos EUA - e falando em uma caricatura do dialeto negro.


Embora os menestréis de rosto preto contivessem um elemento de fascínio pela cultura negra, a popularidade e o sucesso dos menestréis foram impulsionados pelos estereótipos que perpetuaram dos negros americanos como bufões, ingênuos, tortuosos, sujeitos à violência, supersticiosos e servis.
Isso tudo deixou uma marca indelével na música americana e nas indústrias de entretenimento. Confrontados com meios praticamente inexistentes de mobilidade ascendente, os músicos negros começaram a formar trupes de menestréis blackface no final de 1800, levando à proliferação do ragtime, vaudeville e, eventualmente, o nascimento do musical americano.
Blackface inspirou o Mickey Mouse original, cujas características físicas e travessuras foram emprestadas diretamente do menestrel. O primeiro filme sonoro americano, "The Jazz Singer" (1927), apresentava um cantor judeu cujo sonho era se tornar um menestrel blackface. Judy Garland interpretou um "picareta" blackface em "Everybody Sing" (1938) e "Disney's Song of the South" (1946) - impregnado de estereótipos blackface - nunca foi lançado em vídeo doméstico devido à sua natureza ofensiva.
Mais perturbadoramente, a objetificação de corpos negros em shows de menestréis e outros atos performativos de violência daquela época - incluindo diversões de carnaval e linchamentos públicos - condicionou o público branco a acreditar que os afro-americanos poderiam ser abusados fisicamente e que seus corpos eram imunes à dor.
A normalização da violência contra os afro-americanos tem repercussões que ainda são sentidas hoje, pois os negros americanos têm menos probabilidade de receber tratamento médico para dor, e jovens negros apresentam até 13 vezes mais probabilidade de morrer de homicídio do que homens brancos não-hispânicos.

Siga lendo aqui: Blackface Minstrel Songs Don’t Belong in Music Class

Relacionada: Disney alerta sobre conteúdo inadequado em seus clássicos

Nenhum comentário: