01 junho, 2021

33, 45 e 78 RPM

São as velocidades em que os discos de vinil giram, representadas em rotações por minuto.
Na verdade, esses números remontam ao fonógrafo original, que não tinha um motor automatizado e, em vez disso, funcionava a partir de uma manivela. Diz a lenda que o usuário médio girou o dispositivo a cerca de 80 RPM. Conforme as plataformas giratórias com motores foram desenvolvidas e uma velocidade padrão foi necessária, os 78 RPM surgiram essencialmente para atender a essa necessidade. Esse formato permitia cerca de três a quatro minutos de gravação por lado.
A principal vantagem que os registros de 45 RPM trouxeram foi o tamanho. Eles eram fisicamente menores do que os 78 RPM, o que significava que os próprios registros podiam ser produzidos com menos custos. Em termos de qualidade de áudio, os dois eram quase iguais, de modo que o tamanho rapidamente se tornou uma grande parte do motivo pelo qual os 45 RPM ultrapassaram os 78 RPM em termos de apelo ao público.
Os registros de 78 RPM (discos de cera) foram produzidos até a década de 1950. É que, naquele momento particular da história, novas tecnologias surgiram e não houve mais volta.
Ganharam destaque os registros de 33 RPM quando as gravadoras perceberam que podiam realizar mais registros por disco sem perder a qualidade do áudio no processo. Esse formato era capaz de receber cerca de 22 minutos de gravação por lado.
Neste ponto, também é importante discutir dois termos que você provavelmente encontrou antes: EP e LP. EP significa "extended play", sendo é usado para rotular discos com três a cinco canções. LP significa "long playing" e caracteriza um álbum completo (em geral, com doze canções).

Fonte: FLUANCE

Humor:

(https://www.bitsandpieces.us/2021/01/01/for-the-record-3/)

Nenhum comentário: