19 junho, 2021

A lenda do senbazuru

Se não o viram, muitos de vocês já ouviram falar sobre o grou, esta ave graciosa do leste asiático. Famosa por sua beleza, sua dança e pelo ruído que o grupo faz.
O grou não é cegonha nem garça. Devido às semelhanças com estas últimas, é comum as pessoas confundirem. Existem diversas espécies de grous no planeta. Uma delas, quiçá a mais majestosa de todas, é o grou japonês (Grus japonensis).


Ao longo dos tempos, associados a histórias que foram sendo criadas, os gruiformes ganharam diversos significados. Os chineses, referem-se ao grou como sendo o "pássaro celeste", por acreditarem em uma lenda que diz que suas poderosas asas são capazes de transportar as almas ao paraíso. Assim, tornou-se comum por lá a imagem do grou em urnas funerárias, com o objetivo de que a alma do morto seja levada para o céu.
O povo japonês acredita que ele simboliza sorte, paz, saúde, felicidade e fortuna. Diz-se que esse pássaro simboliza o amor conjugal e a fidelidade porque essas aves são monogâmicas, ou seja, elas possuem somente um parceiro durante a vida toda. Devido a isso, é frequente a presença de figuras de grous bordadas nas decorações de casamentos.
Na mitologia japonesa, o grou é considerado o pássaro mais velho da Terra, com expectativa de vida de mil anos. De acordo com a lenda, esses pássaros faziam companhia aos eremitas que meditavam nas montanhas. Acredita-se que os eremitas tinham poderes sobrenaturais capazes de retardar o envelhecimento. Dessa forma, segundo o mito, os grous ganharam uma vida longa e os mesmos poderes místicos, tornando-se a ave símbolo da longevidade.
Devido a simbologia do grou na cultura japonesa, ele passou a ser representado em diversas expressões de arte como no origami, em pinturas e na literatura. A dobradura do grou (tsuru), por exemplo, é bastante tradicional e também carrega o simbolismo da ave. Para os japoneses, dar um tsuru a um amigo, indica que se deseja felicidade, vida longa e sorte a essa pessoa.
O ritual de dobrar 1.000 tsurus é chamado de senbazuru (千羽鶴). Acredita-se que aquele que fizer mil dobraduras desse pássaro, com o pensamento voltado para aquilo que deseja alcançar, terá seu pedido realizado.
Uma situação comum em que as pessoas se juntam para fazer o senbazuru é quando um amigo ou parente está enfermo. Neste caso, o objetivo é a sua rápida recuperação.

Nenhum comentário: