26 junho, 2021

Patentes de veículos

Veículo (do latim vehiculum) é uma máquina que transporta pessoas ou carga. Os veículos incluem bicicletas, veículos motorizados (motocicletas, carros, caminhões, ônibus), veículos sobre trilhos (trens, bondes etc), embarcações (navios, barcos), veículos anfíbios (hovercraft etc), aeronaves (aviões, helicópteros) e espaçonaves.[WIKI]

Em 26 de junho de 1819, a primeira patente americana de um velocípede, um predecessor da bicicleta, foi emitida para William K. Clarkson Jr., de NY. Pouca informação relacionada a ela permanece disponível, porque um incêndio no Escritório de Patentes, em 1836, destruiu o registro da patente, e o mesmo não foi recuperado.

Uma patente é a garantia de um país de que um inventor tem direitos exclusivos sobre sua invenção por um período limitado de tempo. Isso significa que alguém não pode comprar um produto, estudá-lo e copiá-lo exatamente para vender e ganhar dinheiro. No entanto, as pessoas podem reinventar as coisas, fazendo melhorias e alterações, e serem recompensadas com sua própria patente, além do direito de criar e vender sua versão exclusiva do produto.

Em 1816, o alemão Karl Drais Von Sauerbronn criou um cavalo de madeira, com guidão e duas rodas. A invenção ficou conhecida como draisiana. Era a primeira bicicleta, ainda com tração Flintstones: com os pés no chão (imagem 1). Nos EUA, as bicicletas foram introduzidas em 1819, fabricadas por David e Rogers, em Troy, NY.


Nesta data, em 1894, a primeira patente dos EUA para um automóvel movido a gás (imagem 2) foi concedida a Karl Benz, da Alemanha.


Fonte: http://every-day-is-special.blogspot.com/2010/06/june-26-2010.html e outras.

Nenhum comentário: