29 junho, 2020

Uma breve história do Twitter

Em março de 2006, Evan Williams, um dos responsáveis pela criação do Blogger, e Biz Stone, que também trabalhava no Google, lançaram um serviço de troca de mensagens via SMS. Nascia o protótipo do Twitter, batizado originalmente de Status. Cada vez que uma atualização era enviada, o destinatário recebia um "twich" (vibração, em tradução livre).
Procurando refinar o nome, a equipe de desenvolvimento chegou a Twitter, que pode significar "uma pequena explosão de informações inconsequentes" ou "pios de pássaros" – o qual, além de combinar com o intuito da rede social, deu a ideia de utilizar o passarinho como mascote.
A rede social começou a ganhar destaque no mesmo ano, quando ela foi apresentada no "Southside by Southwest" (SXSW), um festival norte-americano de música, filme e tecnologia. A propaganda e o sucesso do Twitter no evento foram tão grandes que o número de mensagens diárias saltou de 20 mil para 60 mil. Seus criadores chegaram até a receber o prêmio Web Award no SXSW.
Como o Twitter deleta muitos de seus arquivos, não se sabe com certeza quem foi o primeiro brasileiro a tuitar. O youPIX fez uma investigação utilizando o serviço Wayback Machine e chegou à possível conclusão de que o primeiro a entrar na rede social teria sido o usuário @crisdias, em 12 de julho de 2006.
Fonte: Olhar Digital

Meu primeiro tuíte:
Na web lendo um tutorial sobre o Twitter no G1.
4:36 PM · 21 de abril de 2009
http://twitter.com/EntreMentes/status/1577786781
http://twitter.com/search-advanced (busca avançada)

Nenhum comentário: