28 junho, 2020

Para onde vai o nariz das estátuas?

Esta é uma questão que atormenta muitas pessoas. Você já deve ter notado que muitas estátuas estão expostas nos museus sem os respectivos narizes . Até mesmo a Grande Esfinge do Egito não tem o seu nariz. A questão é: para onde foram eles? A especulação usual seria a de que alguém tivesse cortado o nariz. No entanto, isso não é necessariamente o que deve ter acontecido, e só às vezes sim.
É verdade que algumas esculturas antigas foram deliberadamente desfiguradas por pessoas em vários momentos e por diferentes razões. Por exemplo, há uma cabeça de mármore grego do século I d.C., a deusa Afrodite (imagem ao lado, Quora), que foi descoberta na Ágora ateniense. Você pode dizer que essa cabeça de mármore em particular foi, em algum momento, propositalmente destruída pelos cristãos porque eles esculpiram uma cruz na testa da deusa.
Esta cabeça de mármore, no entanto, é um caso excepcional que não é representativo da maioria das esculturas antigas em que estão faltando os narizes. Para a maioria delas, a razão para havê-los perdido não tem nada a ver com as pessoas. Em vez disso, a razão para a ausência do nariz simplesmente tem a ver com o desgaste natural que a escultura sofreu ao longo do tempo.
O fato é que as esculturas antigas têm milhares de anos e todas passaram por um considerável desgaste natural ao longo do tempo. As estátuas que vemos hoje nos museus quase sempre foram danificadas pela prolongada exposição a elementos naturais. Assim, as partes das esculturas que se destacam, como narizes, braços, cabeças e outros apêndices, são quase sempre as mais propensas a se desprenderem. Outras partes que estão mais seguramente ligadas, como pernas e torsos, são geralmente as que permanecem intactas.

Where did the statues noses go?, Neatorama

Fazendo cera
O escritor e acadêmico José Maria Pemán escreveu no Livro de Honra do Museu de Cera de Madri o seguinte:
👃"Cuando se le rompían las narices a una estatua griega se la reponían en cera. De ahí viene la palabra sin cera para nombrar la verdad."

Nenhum comentário: