16 junho, 2020

Galileu e o pêndulo

Na biografia de Viviani sobre Galileu, ele conta como, quando jovem estudante de 18 anos, em 1581, Galileu fez sua primeira descoberta sobre os pêndulos.
"Numa tarde, ao realizar suas devoções na Catedral de Pisa, e à vista da bela lâmpada de bronze do mestre Vincenzo Possenti que pendia (e ainda está pendurado) do teto da nave. Quando, para acendê-lo mais facilmente, um religioso o atraiu para um dos lados. A princípio, Galileu observou esse simples incidente, como milhares de outros fieis haviam feito antes dele e o fizeram desde então, ou seja, de maneira casual. Mas, rapidamente, sua atenção se voltou para a lâmpada que ficou a oscilar. Inicialmente, com oscilações consideráveis que foram se ​​tornando gradualmente menores, enquanto ele pôde ver que todas eram executadas em igual tempo, provando isso cronometrando-as com o pulso - o único relógio que possuía!"
É uma bela história de uma mente jovem e brilhante que alcançaria a grandeza, mas J J Fahie em sua biografia de Galileu aponta:
"Se isso é apenas uma fábula bonita, como a de Newton e a maçã, agora não se pode decidir, mas é, pelo menos, certo que a lâmpada de Possenti não foi a que Galileu observou, uma vez que não foi fabricada até 1587, e só foi pendurado em seu lugar atual no dia 2 de dezembro daquele ano."
http://pballew.blogspot.com/2019/12/on-this-day-in-math-december-20.html#links

Galileu 1 x Newton (1) (2) (3)

Nenhum comentário: