09 novembro, 2017

Filmes inspirados em Darwin

A vida e a obra de Charles Darwin, o naturalista mais famoso da história e uma das figuras centrais da ciência moderna, já inspirou diversos filmes. Como a película "Inherit the wind" (O Vento Será tua Herança, legendado em português), de 1960, que conta o dramático caso do "julgamento do macaco" em que o professor John Scopes foi sentenciado por ensinar a teoria da evolução em uma escola secundária em Tennessee, quando uma lei local estabelecia que apenas o criacionismo poderia ser ensinado.
1925 - John T. Scopes foi proferido em uma audiência preliminar perante três juízes. Ele havia sido preso e acusado sob uma nova lei estadual do Tennessee, o ato Butler, que proibia o ensino da teoria da evolução de Darwin nas escolas públicas. Scopes concordou em participar de um desafio a essa lei, com o apoio de líderes locais em Dayton, Tennessee, e da União Americana de Liberdades Civis. Algumas semanas depois, no que ficou conhecido como o "Monkey Trial", ele foi considerado culpado e multado em US $ 100. Embora em apelo a multa foi julgada excessiva, a própria lei estatal não foi considerado inconstitucional. Posteriormente, a lei não foi mais aplicada, porém não foi revogada até 1967. * TIS
O estado do Tennessee ainda parece estar lutando com esta questão em 2011, diz o matemático Pat Ballew. [http://pballew.blogspot.com/2011/03/1781-william-herschel-discovers-uranus.html]
Outro filme, de 1972, chama-se "The Darwin Adventures" (A Aventura de Darwin). Dirigida por Jack Couffer, esta película descreve o naturalista quando jovem, suas aventuras como explorador e prioriza o aspecto científico de suas descobertas.
"Creation" (A Dúvida de Darwin), de 2009, explora outra realidade de sua vida: Darwin, filho de seu tempo, viveu durante anos um grande conflito emocional. Sua mulher, Emma, extremamente religiosa, via a obra de seu marido como se interpondo  a um destino superior e ao Criador.
Também a BBC produziu o documentário "The Voyage of Charles Darwin", em sete partes, e há rumores do interesse dos estúdios Disney em realizar a cinebiografia de Darwin.

Nenhum comentário: