05 novembro, 2014

Respirando de cabeça para baixo

Preguiças passam muito tempo penduradas em galhos de árvores, muitas vezes de cabeça para baixo. Em outros animais, isso faria com que os órgãos intra-abdominais pressionassem para baixo o diafragma, tornando a respiração difícil. Mas as preguiças desenvolveram a sua própria solução. Rebecca Cliffe, da Universidade de Swansea, que estuda esses animais na Costa Rica e que tem feito muitas dissecações de preguiças mortas, encontrou o que realmente acontece com elas: seus órgãos internos do abdome são mantidos no lugar por estranhas aderências fibrosas. As preguiças, portanto, têm essa "fita adesiva" natural que facilita a respiração entre 7 e 13 por cento.
"Para muitos mamíferos, uma economia de energia de 7 a 13 por cento não seria muito importante", diz Cliffe. De fato, outros mamíferos que não possuem órgãos ancorados, como os macacos bugios, regularmente se penduram de cabeça para baixo sem que isso lhes traga problemas. A diferença é que "as preguiças não têm praticamente nenhuma flexibilidade em seu balanço de energia. De sua dieta, elas geram a energia suficiente para se mover quando e onde for necessário, mas não há muitas sobras energéticas. Para uma preguiça, uma economia de energia de 7 a 13 por cento é, portanto, uma grande economia". Elas também levam muito tempo para digerir a comida e só urinam e defecam uma vez por semana. Na maioria das vezes, a preguiça está a transportar um terço de seu peso corporal como resíduos, o que significa que seu estômago e seus intestinos são muito pesados. "Seria energeticamente muito caro, se não completamente impossível, para uma preguiça transportar esse peso extra e ao mesmo tempo respirar, se não fossem as aderências que apresentam", diz Cliffe.
How Sloths Breathe Upside Down, Neatorama

Um comentário:

Unknown disse...

Bom dia amigo Paulo..
Interessante esta matéria sobre o bicho preguiça, olha que eu não fazia ideia.
Que modo mais estranho para se respirar, seria uma forma de yôga, (brincadeira).
Em se tratando do bicho preguiça, estou quase me equiparando a esta em algumas situações..
Estou devagar em alguns projetos e quase de cabeça para baixo para encontrar soluções, ver se como menos, agora quanto o restante estou normal graças a deus, pelo menos isso...rsrsrs
Tenha um ótimo dia.
Sempre com carinho.
Abraços.
ClaraSol