23 outubro, 2014

Quando as calças foram inventadas?

Nos dias atuais, as calças são a nossa roupa de escolha. Mas, há muitos anos, nossos ancestrais usavam túnicas, mantos e vestidos, até que alguém decidiu que não queria mais ter a saia levantada pelo vento...
Teria sido isso?
Se não, o que então motivou essa mudança? E desde quando, exatamente, a calça de duas pernas se tornaria um item do vestuário humano?
Uma recente descoberta arqueológica nos dá uma pista. Os arqueólogos Ulrike Beck e Mayke Wagner, do Instituto Arqueológico de Berlim, escavando duas sepulturas antigas em um cemitério na região de Xinjiang, na China, descobriram, entre os restos mortais sepultados, duas calças de lã bem preservadas. A datação por radiocarbono, com resultados entre 3000 e 3300 anos de idade, identificou-as como as mais antigas calças descobertas até o momento.
Esse período de tempo corresponde ao surgimento do "pastoreio móvel" na Ásia Central. Quando povos nômades, montados a cavalo, começaram a mover seus rebanhos entre pastagens cada vez mais distantes. Túnicas e vestes assemelhadas não eram confortáveis ​​nem propícias a longas cavalgadas, nem a batalhas. Então, eles criaram as calças.
"A invenção das vestes inferiores bifurcadas para o corpo está relacionada com essa nova época de maior mobilidade", escrevem Beck e Wagner nas conclusões de seu artigo. Eles acreditam inclusive que as calças são, de fato, predecessoras das atuais calças de montaria. Pois, junto com as calças, os túmulos também continham instrumentos de equitação como rédeas e chicotes.

Why Did We Invent Pants? In: mental_floss

Bônus
Como colocar suas calças sem usar as mãos


Calça Jeans, Qual é o problema com as calças verdes e Calça baixa x Calça alta

Nenhum comentário: