07 outubro, 2014

O primeiro bebê nascido de um útero transplantado

Em 16/01/14, publiquei aqui esta nota:
Mãe e filho poderiam nascer do mesmo útero
Nove mulheres que nasceram sem útero ou perderam-no como consequência do tratamento de câncer receberam úteros transplantados e agora tentam engravidar através da fertilização in vitro.
Duas destas mulheres tiveram seus úteros doados por suas próprias mães. Mas é cedo, ainda, para dizer se estas mulheres receptoras conseguirão levar a termo uma gravidez nos mesmos úteros em que foram geradas.
PGCS
A primeira parte dessa previsão acaba de ser cumprida:
Nasce o primeiro bebê de um útero transplantado
No que está sendo saudado como um grande passo no tratamento da infertilidade, médicos na Suécia (onde se realiza a experiência) informam que uma mulher, menos de dois anos depois de receber um útero por transplante, deu à luz um menino.
A nova mãe, de 36 anos, tinha nascido sem útero, e outra mulher, de 61 anos, doou o órgão. Como a destinatária do transplante tinha os ovários normais, alguns de seus óvulos foram retirados para uma fertilização in vitro, E os embriões resultantes foram transferidos para o útero transplantado. Um deles, desenvolvendo-se normalmente, deu origem a um bebê (foto).


Das nove mulheres suecas incluídas no projeto de pesquisa, cinco receberam úteros de suas mães: quatro, de parentas próximas.
Referências
Página do Projeto do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Universidade de Gothenburg
A First: Uterus Transplant Gives Parents A Healthy Baby, npr.org
Revista The Lancet

Nenhum comentário: