16 outubro, 2014

Há consumo após o consumo?

O que diz o site Unconsumption sobre o assunto:
Consumo é uma palavra usada para descrever atos de aquisição - geralmente, a aquisição de coisas em troca de dinheiro.
Unconsumption ( tradução: "desconsumo") é uma palavra usada para descrever tudo o que acontece depois de um ato de aquisição. Significa a decisão de reciclar corretamente o seu velho celular, em vez de deixá-lo jogado em uma gaveta. Significa a emoção de encontrar um novo uso para algo que você estava prestes a jogar fora. Significa desfrutar ao máximo das coisas que você possui e não apenas no momento da aquisição. Significa o prazer de usar um par de tênis até ficar verdadeiramente gasto, ao contrário de descartá-lo porque saiu de moda Significa sentir-se bem com o simples ato de desligar as luzes ao sair da sala. O "desconsumo", por conseguinte, não é sobre a rejeição ou a demonização das coisas. Não é um monte de regras. É uma ideia, um conjunto de comportamentos, uma nova maneira de pensar sobre o próprio consumo a partir de uma perspectiva inédita.
Exemplo
Se você tem uma velha vara de pescar que não é mais útil pode integrá-la a fotos de suas pescarias na decoração de uma parede:

Um comentário:

Paulo Gurgel disse...

Do leitor Gabriel Ismailof:
Muito bom o texto, me remeteu e muito à minha infância, e até mesmo vivo ainda um pouco disto, pois até hoje guardo tudo que fica fora de uso, inclusive copos descartáveis (para mim não é descartável kkkk), lados direitos dos prendedores de roupas (podemos fazer algumas trocas com os seus lados esquerdo). As novas gerações nunca entenderão o que você escreveu. Eu entendi!!!
(transcrito da seção de comentários da postagem "Caí do mundo e não sei voltar")