17 agosto, 2014

♪O Guarani♪

Taunay - "Reminiscências", vol. I, pág. 87.
Ao aparecer a partitura de "O Guarani", José de Alencar mostrou-se, a princípio, desolado. Pouco a pouco, porém, se foi conformando, a ponto de dizer, apenas:
- O Gomes fez do meu Guarani uma embrulhada sem nome cheia de disparates, obrigando a pobre da Ceci a cantar duetos com o cacique dos Aimorés, que lhe oferece o trono da sua tribo e fazendo Peri jactar-se de ser o "leão" das nossas matas. Desculpo-lhe, porém, tudo, porque daqui a tempo, por causa talvez das suas espontâneas e inspiradas harmonias, não poucos hão de ir ler esse livro, senão relê-lo - o maior favor que pode merecer um autor.

"Il Guarany" (em português, "O Guarani") é uma das óperas do compositor brasileiro Antônio Carlos Gomes. É uma ópera em quatro atos, em italiano, com o libreto de Antônio Scalvini, baseado no romance de José de Alencar, "O Guarani" e estreou no Teatro Scala de Milão, na Itália, em 19 de março de 1870, fazendo um grandioso sucesso. A ópera "Il Guarany" tem como maior destaque a sua abertura (vídeo). Esta é até hoje muito interpretada, além de muito conhecida por ser o tema do programa de rádio "A Voz do Brasil".


Nenhum comentário: