10 agosto, 2014

O wikipedista mais prolífico

Se você largasse tudo em sua vida apenas para escrever artigos da Wikipédia, quantos textos acha que conseguiria criar no espaço de um dia?


Bem, enquanto você lê esta nota, o sueco Sverker Johansson (o compenetrado senhor da foto acima) provavelmente já conseguiu publicar uma centena deles.
Ele é uma pessoa singular. Tem formação em filologia, engenharia civil, economia e física de partículas e passa o seu tempo livre de forma incansável a contribuir com seus conhecimentos para melhorar ou ampliar o conteúdo da Wikipedia.
Sua dedicação chegou a tal ponto que, nos últimos sete anos, tem colaborado em 2,7 milhões de textos, o que equivale a 8,5 por cento das 30 milhões de entradas para a enciclopédia on-line. Cerca de um terço de suas contribuições foram feitas para a edição sueca da Wikipedia, enquanto o restante foi escrito em filipino, a língua de sua mulher.
Ele é especialmente prolífico em catalogar informações sobre animais que despertam menos interesse como borboletas e besouros.
No entanto, os puristas da Wikipedia reclamam do seu método. Isso porque a maior parte de suas entradas foram criadas por um bot, um programa de computador que empacota as bases de dados e outras fontes digitais de informação em artigos.
Em um bom dia, ele diz que, através de seu "Lsbot", consegue criar até 10 mil novas entradas.

EM não tem bot. Todas as pesquisas aqui são manuais e o empacotamento é cerebral. Para redigir esta nota, o autor/controlador utilizou-se das seguintes fontes: Abadia Digital, The Wall Street Journal, Tecmundo e várias entradas da Wikipedia.

06/05/2012 - Conheça Justin

Nenhum comentário: