13 julho, 2022

Lili Marlene

Lili Marlene (Lili Marleen) é uma canção de amor alemã que se tornou popular durante a Segunda Guerra em toda a Europa e no Mediterrâneo entre as tropas do Eixo e Aliadas. Escrita em 1915 como um poema, a canção foi publicada em 1937 e foi gravada pela primeira vez por Lale Andersen em 1939 como "Das Mädchen unter der Laterne" ("A Garota sob a Lanterna").
A canção conseguiu popularidade apesar da oposição do regime nazista, em particular de Joseph Goebbels, o todo-poderoso Secretário de Propaganda nazista, que não a apreciava e proibiu. Após a captura de Belgrado pelos alemães, em 1941, a Rádio Belgrado tornou-se a emissora oficial de propaganda das forças germânicas. O General Rommel gostou da música e pediu que a Rádio Belgrado a incorporasse à sua programação. E a canção logo se tornou a assinatura do programa que ia ao ar indicando o fim da transmissão diária. Os soldados, tanto alemães como aliados, a ouviam e sua popularidade se espalhou.
Depois dessa transmissão pelo rádio, não havia meios de conter a sua difusão. Todos a ouviam e "Lili Marlene" tornou-se a favorita dos dois lados, independente do idioma. Era cantada até em hospitais militares e explodia em alto-falantes junto com os anúncios de propaganda, através das fronteiras, em todas as direções.
Englobava a circunstância curiosa de ser uma canção que transcendia os ódios da guerra: as tropas americanas gostavam particularmente de "Lili Marlene" na versão cantada por Marlene Dietrich - uma atriz e cantora de nacionalidade alemã.
Em 2005, a Bear Family Records lançou um conjunto de 7 CDs "Lili Marleen an allen Fronten" ("Lili Marlene em todas as frentes"), incluindo quase 200 versões de "Lili Marlene" com um livreto de 180 páginas (ISBN 3-89916-154-8).

Wikipedia
http://www.sabercultural.com/template/musicas/LiliMarlene.html

Grato a Jaime Nogueira pela sugestão do tema.

Nenhum comentário: