18 julho, 2022

A teoria de Bonhoeffer sobre a estupidez


No capítulo mais sombrio da história alemã, durante uma época em que turbas incitadas atiravam pedras nas vitrines de donos de lojas e mulheres e crianças eram cruelmente humilhadas, Dietrich Bonhoeffer, um jovem pastor, começou a falar publicamente contra essas atrocidades.
Depois de anos tentando mudar a opinião das pessoas, Bonhoeffer voltou para casa uma noite e ouviu do pai que dois homens estavam esperando-o em seu quarto para levá-lo.
Na prisão, Bonhoeffer começou a refletir sobre como seu país de poetas e pensadores se transformara em um coletivo de covardes, vigaristas e criminosos.
Por fim, ele concluiu que a raiz do problema não era a malícia, mas a estupidez.
Em suas cartas da prisão, Bonhoeffer argumentou que a estupidez é mais inimiga do bem do que a malícia, porque enquanto "se pode protestar contra o mal (inclusive contê-lo pelo protesto e uso da força, contra a estupidez ficamos indefesos. Nem os protestos nem o uso da força nada podem aqui. As razões caem em ouvidos surdos".
Fatos que contradizem o pré-julgamento de uma pessoa estúpida simplesmente não precisam ser acreditados e, quando irrefutáveis, são simplesmente deixados de lado como inconsequentes, incidentais.
Em tudo isso, a pessoa estúpida fica satisfeita consigo mesma e, e por irritar-se facilmente, torna-se perigosa partindo para o ataque. Por esse motivo, é necessário mais cuidado em lidar com uma pessoa estúpida do que com um malicioso.
Se quisermos saber como tirar o melhor da estupidez, devemos buscar entender sua natureza. Uma coisa é certa: a estupidez não é, em essência, um defeito intelectual, mas moral. Existem seres humanos que são notavelmente ágeis intelectualmente, mas estúpidos, e outros que são intelectualmente estúpidos, mas são tudo menos estúpidos.
A impressão que se tem não é tanto que a estupidez seja um defeito congênito, mas que, sob certas circunstâncias, as pessoas se tornam estúpidas, ou melhor, permitem que isso aconteça com elas.
Pessoas que vivem na solidão manifestam esse defeito com menos frequência do que indivíduos em grupos. E assim parece que a estupidez talvez seja menos um problema psicológico do que sociológico.
Torna-se aparente que todo forte aumento de poder, seja de natureza política ou religiosa, infecta uma grande parte da humanidade com a estupidez. Quase como se esta fosse uma lei sociológico-psicológica onde o poder precisa da estupidez do outro.
O processo em ação aqui não é uma capacidade humana em particular, como o intelecto, que de repente falhou. Em vez disso, parece que, sob o impacto avassalador do poder crescente, os humanos são privados de sua independência interior e, mais ou menos conscientemente, desistam de uma posição autônoma.
O fato de uma pessoa estúpida ser frequentemente teimosa não deve nos cegar para o fato de que ela não tenha independência. Em conversa com ela, logo percebemos que não estamos lidando com uma pessoa, mas com slogans ("nossa bandeira jamais será vermelha"), slogans ("Brasil acima de tudo") e coisas do gênero que se apoderaram dela.
Ela está enfeitiçada, cega, maltratada e abusada em seu próprio ser. Tendo assim se tornado uma ferramenta irracional, a pessoa estúpida também será capaz de qualquer mal - e incapaz de ver que é mau. Somente um ato de libertação pode superar a estupidez.
Aqui, devemos chegar a um acordo com o fato de que, na maioria dos casos, uma genuína libertação interna torna-se possível apenas quando a libertação externa a precede. Até então, devemos abandonar todas as tentativas de convencer a pessoa estúpida (em seu cercadinho).
Bonhoeffer foi morto devido a seu envolvimento em uma conspiração contra Adolf Hitler, na madrugada de 9 de abril de 1945, no campo de concentração de Flossenbürg, apenas duas semanas antes de os soldados dos EUA libertaram o campo.
Bonhoeffer disse certa vez:
"A ação surge não do pensamento, mas da prontidão para a responsabilidade. O teste final de uma sociedade moral é o tipo de mundo que ela deixa para as gerações seguintes".

Transcrito do vídeo Bonhoeffer‘s Theory of Stupidity por PGCS. 
O print screen da imagem e os grifos são nossos.

Outros LINKS

Nenhum comentário: