10 julho, 2022

CAFÉ 1930, de Astor Piazzola

Precisamos falar de Marco Pereira.

Aqui o violonista brasileiro se apresenta com a super-craque violinista Priscila Plata Rato, graduada em Música pela UFRJ e com passagens por orquestras sinfônicas brasileiras.


Bordello, 1900: O tango teve origem em Buenos Aires em 1882. Foi tocado pela primeira vez ao violão e flauta. Os arranjos passaram a incluir o piano e, mais tarde, a concertina. Esta música é cheia de graça e vivacidade. Ele retrata a conversa bem-humorada das mulheres francesas, italianas e espanholas que povoavam aqueles bordéis enquanto provocavam os policiais, ladrões e marinheiros que vinham vê-los. É um tango animado.
Café, 1930: Esta é outra era do tango. As pessoas pararam de dançar como em 1900, preferindo simplesmente ouvir. Tornou-se mais musical e mais romântico. Este tango sofreu uma transformação total: os movimentos são mais lentos, com harmonias novas e muitas vezes melancólicas. As orquestras de tango passam a consistir em dois violinos, duas concertinas, um piano e um baixo. O tango às vezes também é cantado.
Night Club, 1960: Esta é uma época de rápida expansão do intercâmbio internacional, e o tango evolui novamente com a união do Brasil e da Argentina em Buenos Aires. A bossa nova e o novo tango movem-se no mesmo ritmo. O público corre para as casas noturnas para ouvir com atenção o novo tango. Isso marca uma revolução e uma alteração profunda em algumas das formas originais do tango.
Concerto moderno: Certos conceitos na música de tango se entrelaçam com a música moderna. Bartok, Stravinsky e outros compositores rememoram a melodia do tango. Este é o tango de hoje e também o tango do futuro.

Histoire du Tango

Nenhum comentário: