11 julho, 2022

Uma fonte hiperlegível

No Braille Institute, uma fonte chamada Atkinson Hyperlegible está disponível para quem quiser baixá-la para a utilização em qualquer plataforma. Como você pode imaginar, ela foi projetada para pessoas com dificuldades de visão e a ideia dessa fonte hiperlegível é bastante  fácil de entender a olho nu.
O "truque" é que cada letra é especialmente única e facilmente distinguível, especialmente se houver a possibilidade de confusão com outras semelhantes. Por exemplo, como a letra "B" e o número "8" são muito semelhantes, o "8" é desenhado de forma que o círculo superior seja menor que o inferior; isso o diferencia claramente do "B" em que ambas as seções são iguais. O número "0" é barrado (para distingui-lo da letra "O", a letra "I" (maiúscula) tem características para diferenciá-lo da letra "l" (minúscula) e do número 1, e assim por diante.
Algumas letras também têm características que são acentuadas, como a barra do Q que é mais longa do que o normal, a cauda do q minúsculo ou o 9 que é desenhado de forma diferente do g porque têm a mesma forma aparente. Ele também explora os espaços internos das letras "A", "o" e do símbolo "% ", para tornar sua forma mais claramente visível.


http://www.microsiervos.com/archivo/arte-y-diseno/tipografia-atkinson-hiperlegible.html

Nenhum comentário: