11 junho, 2020

Pássaros do fogo

Aborígenes australianos sustentam que há pássaros que incedeiam a vegetação carregando paus com fogo em seus bicos ou garras. Planando e pousando perto das frentes de fogo, essas aves fazem prosperar os incêndios que assolam as savanas tropicais da Austrália.
A cada ano, até 75% das savanas tropicais da Terra queimam. A Austrália não é exceção a esta regra. De 1997 a 2011, cerca de 18% das 730.000 milhas quadradas de savanas da Austrália foram afetadas por incêndios a cada ano, em média. Algumas regiões veem incêndios uma vez a cada dois anos.
A idéia é que algumas aves usem suas fogueiras para ajudar a obter comida - facilitando refeições com insetos e outros pequenos animais que tentam fugir dos incêndios.
Falcões marrons (imagem) e papagaios pretos chegam a essas frentes que são, literalmente, um frenesi mortal", disse o ornitólogo Bob Gosford, em uma entrevista à Australian Broadcasting Corporation (2016). "É um frenesi alimentar, porque dessas pastagens surgem pequenos pássaros, lagartos, insetos, tudo fugindo da frente de fogo".
"Eu vi um falcão (Falco berigora) pegar uma vara fumegante em suas garras e jogá-la em um punhado de grama seca a 800 metros de distância, e depois esperar com seus companheiros pelo êxodo louco de roedores e répteis chamuscados e assustados", escreveu Waipuldanya Phillip Roberts em "I, the Aboriginal", uma autobiografia de Roberts de 1964, compilada pelo jornalista australiano Douglas Lockwood.
Em 8 de janeiro de 2018, saiu um artigo na National Geographic sobre como os pesquisadores esperavam obter provas de fotos ou vídeos dessa prática, uma vez que os relatos de testemunhas oculares pareciam plausíveis.

https://www.nationalgeographic.com/news/2018/01/wildfires-birds-animals-australia/

Nenhum comentário: