21 junho, 2020

O lugar mais elétrico da Terra

Você certamente já ouviu o ditado "um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar". Mas, o lago Maracaibo, na Venezuela, é a prova de que isso não é verdade. Em uma noite tranquila, o lago pode ser palco de milhares de relâmpagos.
O fenômeno é conhecido por vários nomes, entre eles, Farol de Maracaibo, Relâmpago do Catatumbo e, mais sugestivamente, Tempestade Eterna. Talvez este último nome seja um exagero, mas é fato que há uma média de 260 dias de tempestade por ano no local em que o rio Catatumbo encontra o Lago Maracaibo.
Ali, o céu noturno é iluminado por nove horas com milhares de clarões de eletricidade produzidos naturalmente.
O número de tempestades diminui nos meses de janeiro e fevereiro, mais secos, e atinge seu ponto mais espetacular no ápice da estação chuvosa, em outubro. Nessa época do ano, é possível avistar, em média, 28 relâmpagos por minuto.


Os relâmpagos têm desempenhado um papel significativo na história da Venezuela, pois ajudaram a impedir, pelo menos, duas invasões noturnas ao país.
A primeira tentativa foi em 1595, quando os navios comandados por Sir Francis Drake, da Inglaterra, foram iluminados pela tempestade, revelando seu ataque surpresa aos espanhóis, em Maracaibo. A outra foi durante a Guerra da Independência da Venezuela, em 1823, quando eles denunciaram a frota espanhola tentando surpreender os venezuelanos.

Nenhum comentário: