17 junho, 2020

Quanto pesa uma nuvem?

A leitora Jane escreveu para observar que as nuvens parecem tão agradáveis, fofas e mais leves que o ar, então elas certamente não podem pesar muito. Estaria certa?
Matt Soniak, Mental Floss
Quando Peggy LeMone estava no ensino médio, o pai de uma amiga refletiu sobre a mesma pergunta, e ela a manteve no fundo da mente por anos. Agora, crescida, LeMone é pesquisadora do Centro Nacional de Pesquisa Atmosférica e descobriu uma resposta. Hoje, ela compartilha sua técnica de pesagem de nuvens conosco.
Primeiro, descubra como a nuvem é densa. Os cientistas mediram a densidade da água de uma nuvem cumulus típica (a branca e fofa que você vê em um dia agradável) como 1/2 grama por metro cúbico. A densidade será maior para diferentes tipos de nuvens.
Em seguida, descubra o tamanho da nuvem. Ao medir a sombra de uma nuvem quando o sol está diretamente acima dela, você pode ter uma idéia de sua largura. LeMone faz isso observando seu odômetro enquanto dirige sob uma nuvem. Um cúmulo típico, ela diz, tem cerca de um quilômetro de diâmetro e geralmente é cúbico - portanto, um quilômetro de comprimento e um quilômetro de altura também. Isso fornece uma nuvem com um bilhão de metros cúbicos de volume.
Faça as contas com a densidade e o volume para determinar o conteúdo total de água da nuvem. Nesse caso, são 500.000.000 gramas de água ou 500 toneladas. Isso é muito peso, então LeMone sugere colocá-lo em termos mais familiares, como elefantes. Essa nuvem pesa cerca de 100 elefantes. Se você é democrata e se sente partidário, ela diz, você pode substituir por 2500 burros. Se você se importa mais com os dinossauros do que com a política, também pode dizer que a nuvem pesa cerca de 33 apatosauros.
Se todos aqueles elefantes, burros ou dinossauros estivessem no céu, eles cairiam. Então, como uma nuvem de várias centenas de toneladas permanece à tona? Por um lado, o peso não se concentra em cem partículas do tamanho de elefantes. É distribuído entre trilhões de realmente minúsculas gotas de água espalhadas por realmente um grande espaço. Algumas dessas gotículas são tão pequenas que você precisaria de um milhão delas para fazer uma gota de chuva, e o efeito da gravidade sobre elas é bastante insignificante.
Além disso, a nuvem é menos densa que o ar seco, por isso é flutuante. Isso também ajuda a que todas essas pequenas gotinhas sejam levadas pelas correntes de ar quente. Essas gotículas não flutuam para sempre, no entanto. Quando a densidade da água da nuvem aumenta e as gotículas ficam maiores e mais pesadas, a nuvem acaba caindo, pouco a pouco, na forma de chuva.

Arquivo: Uma nuvem diferente

Nenhum comentário: