01 junho, 2020

O nome e o novo nome de um bebê, ambos incomuns

Era X Æ A-12. Agora é X Æ A-Xii. Não mudou muito, mas foi o suficiente para o estado da Califórnia autorizar a certidão de nascimento com o nome do bebê, filho da cantora canadense Grimes e do empresário Elon Musk, da Tesla e da SpaceX. Sim, o nome continua "incomum". Mas, antes, não era autorizado por conter algarismos arábicos. A lei da Califórnia não permite numerais, emojis, caracteres especiais e símbolos de pronúncia nos nomes.
O 12 virou, portanto Xii, que remete a XII, ou doze em algarismos romanos. Segundo Grimes, "X" remete à variável desconhecida de uma equação, enquanto Æ seria uma ortografia élfica de Ai (inteligência artificial) e A-12 seria sobre uma aeronave de combate da qual ela gosta muito, criada pelos EUA e que teve o apelido de "Arcanjo". Mas "Æ" não é apenas "élfico" ou algo saído de "O Senhor dos Anéis" ou "Dungeons and Dragons". O símbolo é uma ligatura (sin.: ligadura) do latim para o ditongo "ae", que sumiu nas línguas românicas, como no português e no espanhol. Ainda assim, ele aparece como letra oficial do alfabeto de línguas como islandês e norueguês.


Quando o casal revelou o nome, muitas pessoas se esforçaram também para descobrir como deveria ser pronunciado.
Segundo Grimes, o nome é simplesmente pronunciado "XAI", mas falando com a Bloomberg, ela esclareceu que o chama de "pequeno X". É uma pronúncia que difere da pronúncia de Musk. Falando a Joe Rogan, em seu podcast de mesmo nome, Musk disse que o AE é pronunciado como "Ash". "Quero dizer, é apenas X, a letra X", disse Musk, acrescentando: "Hum, e então, o Æ é como 'Ash' pronunciado. E,quanto A-12, contribuição minha.

Junho
Este mês tem o nome de Juno, a deusa romana do amor e do casamento. Segundo a mitologia romana, Juno cuidava de mulheres grávidas e crianças, garantindo seu nascimento seguro. Por esse motivo, casar em junho é considerado boa sorte. Junho não é apenas o momento ideal para casamentos, é também um bom mês para renovar os votos e conceber filhos.

Nenhum comentário: