19 junho, 2020

Uma retrospectiva da Lei de Murphy

É possível rastrear os detalhes reais de um único fato histórico? Nick T. Spark tentou. Ele publicou suas descobertas inicialmente nos "Anais da Pesquisa Improvável" (volume 9, número 9), depois em forma expandida em um livro. Três pessoas que ele descobriu - Murphy é um deles - compartilharam um Prêmio Ig Nobel em 2003 por (provavelmente) dar o nome à Lei de Murphy.
http://www.improbable.com/2019/12/10/a-look-back-at-a-look-back-for-murphys-law/


ENGENHARIA : O falecido John Paul Stapp, o falecido Edward A. Murphy Jr. e George Nichols, por darem à luz em conjunto, em 1949, a Lei de Murphy, o princípio básico de engenharia de que: "Se houver duas ou mais maneiras de fazer algo, e uma dessas maneiras poder resultar em uma catástrofe, alguém fará isso". (Ou, em outras palavras:" Se alguma coisa pode dar errado,dará".)
REFERÊNCIA: "O Homem Mais Rápido da Terra", Nick T. Spark, Annals of Improbable Research, vol. 9, n. 5, set / out de 2003.VÍDEO
QUEM ASSISTIU À CERIMÔNIA IG NOBEL: (1) Nick T. Spark, em nome da viúva de John Paul Stapp, Lilly. (2) Edward A. Murphy III, em nome de seu falecido pai. (3) George Nichols, via fita de áudio.
http://www.improbable.com/ig-about/winners/#ig2003

Podcast do Ring Decoder traz uma nova opinião:
Nick Spark caiu em uma toca de coelho rastreando as origens da lei de Murphy, a frase onipresente que diz: "Se pode dar errado, vai dar errado".
"Nesse episódio do Decoder Ring, seguimos a faísca em sua jornada enquanto decidíamos. Tomamos alguns desvios para descobrir como a lei de Murphy nasceu, (talvez) dos experimentos com trenó de foguetes da era do jato. Conversamos com Spark, ouvimos algumas das gravações que ele coletou durante sua própria pesquisa e falamos com pesquisadores que são céticos em relação à hipótese de Nick. Tudo para tentar descobrir como um aforismo obscuro da engenharia se espalhou para se tornar uma observação filosófica de alcance mundial. Algumas das vozes deste episódio incluem Nick Spark, Craig Ryan (autor de Sonic Wind, uma biografia de John Paul Stapp), George Nichols, David Hill, Fred Shapiro e Steven Sorenson."
http://slate.com/podcasts/decoder-ring/2019/12/nick-spark-murphys-law-origin-rocket-tests-california-desert
http://slate.com/transcripts/bWU4ekM2SURYOXVBYmVNbUVBZWtmRS9RY2ovSml2YXFoUFFCa0YwZTB6dz0=
http://www.improbable.com/2019/12/10/a-look-back-at-a-look-back-for-murphys-law/

Arquivo
2008 - O Paradoxo de Alceni
2008 - Equacionando a Lei de Murphy
2012 - As Leis de Murphy do YouTube
2014 - A Lei de Murphy do churrasco

Nenhum comentário: