02 junho, 2020

Astrologia em tempos de pandemia

Carlos Orsi *
"Vejo um ano muito bom e produtivo". Foi assim que a astróloga americana e best-seller internacional Susan Miller resumiu suas impressões para 2020, em entrevista publicada em novembro de 2019, no site Fashion Week Daily. "O que é excepcional sobre o ano é que Júpiter se ligará a Plutão, algo que acontece a cada 13 anos. É uma fantástica assinatura de sucesso", disse ela, cheia de entusiasmo. Em entrevista à rede de TV CBS, concedida em janeiro — quando o novo coronavírus já dava suas primeiras voltas — Miller dobrou a aposta, prevendo "um grande ano, um ano próspero. Não vejo recessão". Para nativos de Touro, em especial, ela previu "viagens internacionais".
No Brasil, o astrólogo João Bidu — dono de um pequeno império editorial de publicações esotéricas, centrado na cidade de Bauru (SP) — havia previsto em 2020 "mais leve" do que 2019. No YouTube, depois de fazer as mesmas previsões que qualquer pessoa de bom senso faria (celebridades vão se divorciar, presidiários vão se rebelar, algumas pessoas vão ganhar na loteria), Bidu acrescenta que 2020 assistiria a uma "sensível melhora da imagem do Brasil no exterior", "melhora considerável no emprego" e, que "viagens internacionais devem crescer de forma robusta, melhorando o fluxo de estrangeiros para o nosso país". Será que os taurinos de Miller viriam todos para cá?
Os céus disseram a Bidu que neste ano haveria "uma grande arrancada para [o Brasil] se tornar um dos grandes centros turísticos do mundo". E que o presidente Jair Bolsonaro teria "muita sorte, carisma e alegria". "Seu humor deve melhorar bastante" e o governo teria "grandes vitórias".
Que a pandemia pegou os profetas profissionais de calças curtas é uma das surpresas menos surpreendentes — e uma das piadas sinistras — da crise atual. Bidu acabou se desculpando em nota publicada pelo G1. "Ninguém poderia imaginar que viria um coronavírus para fazer todo esse estrago", disse, aparentemente sem sentir a ironia.
* Carlos Orsi é jornalista e editor-chefe da Revista Questão de Ciência, onde você pode ler a íntegra deste artigo.

Nenhum comentário: