25 fevereiro, 2017

No chão de uma galeria

Visitantes do Museu de Arte Moderna, em San Francisco, pensaram que seria uma obra pós-moderna.este par de óculos deixado no chão por um rapaz brincalhão, de 17 anos de idade,
Para testar a teoria de que as pessoas olham para qualquer coisa que esteja em um ambiente de galeria e tentam interpretá-la artisticamente, Khayatan havia colocado seus óculos no chão e se afastado para ver o que aconteceria.
Logo, as pessoas começaram a cercá-los, mantendo uma distância segura da "obra" e várias delas até tiraram fotos.

O adolescente tuitou a reação do público, atraindo para o seu relato mais de 45.000 RT.


Pluralia tantum
Óculos é um substantivo masculino plural, sendo óculo a sua forma no singular. Esta forma, contudo, não é comumente utilizada pelos falantes da língua. Assim, a palavra óculos é considerada um caso de pluralia tantum, ou seja, uma palavra utilizada no plural para indicar um único objeto composto por duas partes simétricas. O mesmo ocorre com as palavras calças e binóculos.
O erro na expressão "meu óculos" ocorre porque, erradamente, a palavra óculos é assumida como um substantivo de dois números, que se mantém invariável quer no singular, quer no plural, como pires, ônibus e lápis.
Nos casos de pluralia tantum, também se pode optar pelo uso da expressão um par de. Assim, podemos dizer: um par de óculos, um par de calças, um par de binóculos,…
http://duvidas.dicio.com.br/meus-oculos-ou-meu-oculos/
"Óculos" é representante de um tipo de substantivo que os gramáticos classificam como pluralia tantum, expressão latina que significa "apenas plurais". São palavras que levam o plural em sua formação, embora se refiram a coisas singulares – na verdade, pares simétricos. Além dos óculos, encaixam-se nessa categoria as calças, as cuecas, as tesouras…
A língua popular, especialmente a que se fala no Brasil, não gosta muito de pluralia tantum: afinal, se o objeto é um só, por que não singularizá-lo? A calça, a cueca e a tesoura, no singular, são formas que os falantes encontraram – todas já dicionarizadas e admitidas na língua culta – de driblá-lo.
Por que os óculos tiveram destino diferente? Provavelmente porque, enquanto ninguém imagina a peça de vestuário de um perneta ao ouvir falar em "uma calça", nem a metade inútil de um instrumento cortante ao ler sobre "a tesoura", "o óculo" sugeriria um monóculo, 50% do objeto referido. A solução foi abraçar despudoradamente a discordância numérica: "o óculos".
Erro crasso, sem dúvida. Onde já se viu singularizar o plural? Bom, tudo indica ter sido exatamente o que se deu com o substantivo "pires", que ninguém estranha, mas essa é outra história.
http://veja.abril.com.br/blog/sobre-palavras/consultorio/meu-oculos-meus-oculos-singular-ou-plural/

Nenhum comentário: