11 fevereiro, 2017

A vida, o universo e tudo

A resposta à questão fundamental da vida, o universo e tudo é 42.
Muitas teorias foram propostas para explicar a resposta. Entre elas, 42 é 101010 no código binário, a luz se refrata em 42 graus na superfície de água para criar um arco-íris e a luz requer 10-42 segundos para atravessar o diâmetro de um protão (próton).
Além de tudo, 42 é o número que conecta, de forma significativa, o mundo dos números primos com a física quântica, através da Hipótese de Riemann (que continua sendo um dos grandes problemas da matemática sem solução).
Douglas Adams, o principal responsável pela escolha do número 42, descartava todas essas teorias. Numa entrevista, em 1993, o autor de "O Guia do Mochileiro das Galáxias" mostrou o jogo:
"A resposta para isso é muito simples. Foi uma brincadeira. Tinha que ser um número pequeno e comum, e eu escolhi esse. Binário, representações, base 13, monges tibetanos são um absurdo completo. Sentei-me a minha mesa, olhei para o jardim e pensei... 42, vai acontecer, aí digitei 42. Fim da história."
Adams justificou ainda a sua escolha por ser "um número completamente comum, um número não apenas divisível por dois, mas também por seis e sete. Na verdade, 42 é o tipo do número que você pode, sem qualquer receio, levar para casa e apresentá-lo a seus pais".

(Arquivado para publicar em 11 de fevereiro, o 42º dia do ano.)

Nenhum comentário: