05 fevereiro, 2017

A escala de Turim

É um método para classificar os perigos que Objetos Próximos da Terra como asteroides e cometas podem nos apresentar.
Esta escala, que se baseia nas dimensões do corpo celeste e na probabilidade de colisão, vai do nível 0 (branco) ao nível 10 (vermelho). O recorde na escala de Turim é do asteroide Apophis, que chegou ao nível 4, causando preocupação nos cientistas


0 - A probabilidade de colisão é muito baixa, Nível também aplicável em objetos tão pequenos que se desintegram ao passar pela atmosfera.
10 - A colisão é certa, capaz de causar uma catástrofe global que poderá por em risco o futuro da civilização tal como a conhecemos, quer a colisão se dê em terra ou no mar. Um evento desta magnitude ocorre uma vez em 100 000 anos.

Sentry (Sentinela) é um programa de computador desenvolvido para analisar automaticamente os catálogos astronômicos em busca de asteroides que no futuro possam colidir com a Terra. O programa analisa os catálogos para potenciais colisões nos próximos 100 anos. Sempre que o programa detecta uma possível colisão, ela é analisada e os resultados são imediatamente publicados no programa Near Earth Object.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Escala_de_Turim
https://pt.wikipedia.org/wiki/Sentry_(astronomia)

Nenhum comentário: