28 fevereiro, 2017

Google cria ferramenta contra comentários ofensivos

Da Rádio França Internacional - O Google lançou "Perspectiva", uma ferramenta informática baseada na inteligência artificial e que ajudará os meios de comunicação a moderar automaticamente os comentários online, bloqueando as mensagens maliciosas dos "trolls", anunciou o grupo americano.
Essa API (interface informática), proposta gratuitamente, permite que os editores criem programas que detectarão as mensagens "tóxicas" antes de sua publicação, determinando eles mesmos o nível de tolerância.
A "Perspectiva" está sendo testada por vários sites, como dos jornais The New York Times e The Guardian e a Wikipedia, com uma aprendizagem automática a partir de mensagens consideradas provocativas ou fora do tema.
O objetivo é facilitar o trabalho das equipes de moderadores, frequentemente sobrecarregadas com o fluxo de comentários injuriosos que impedem manter as conversas em condições normais, algo que levou muitos jornais a fechar suas páginas de comentários.
"Os meios de comunicação querem encorajar as conversas sobre seus conteúdos, mas detectar, entre milhões de comentários, aqueles que os sabotam leva muito tempo, trabalho e dinheiro", ressaltou no blog do Google Jared Cohen, presidente do Jigsaw, que construiu a ferramenta.

03/03/2017 - Só pode comentar quem leu o artigo – nova política de um site norueguês
por Débora Schach
Não é novidade que, inúmeras vezes, a seção de comentários dos sites de notícias é o parque de diversão dos trolls, a terra do non-sense e do bate-boca e o microuniverso da manifestação dos piores sentimentos humanos. Pensando em combater pelo menos alguns desses efeitos – e em incentivar discussões produtivas e construtivas – o site da empresa pública de rádio e televisão da Noruega, a NRK, está testando uma nova forma de controle de sua seção de comentários.
Siga lendo esta notícia no Blue Bus

Nenhum comentário: