27 setembro, 2014

Sobre trolls

Um troll, na gíria da internet, designa uma pessoa cujo comportamento tende sistematicamente a desestabilizar discussões, provocando e enfurecendo as pessoas envolvidas nelas. O termo surgiu na Usenet, derivado da expressão trolling for suckers (lançando a isca para os trouxas), que identifica um causador das sistemáticas flamewars.
O que um novo estudo de psicologia tem a dizer sobre a personalidade dos trolls: narcisistas, maquiavélicos, psicopatas e sádicos.
A pesquisa, conduzida por Erin Buckels da Universidade de Manitoba e dois colegas, concluiu que as pessoas que se envolvem em "corricos" são caracterizadas por traços de personalidade que se enquadram no chamado dark tetrad: narcisismo (egoísmo e auto-obsessão), maquiavelismo (disposição para manipular e enganar os outros) ,psicopatia (falta de remorso e empatia) e sadismo (prazer no sofrimento dos outros).
A "Trollface"
É uma figura usada como um meme na Internet para representar um troll, sendo reiteradamente compartilhada e publicada em redes sociais quando se quer representar uma provocação a alguém. Esta imagem surgiu em 2008 no site DeviantArt, publicada pela primeira vez pelo usuário Whynne, que a descreveu como uma tentativa fracassada de desenhar um roedor. É considerado como o principal e mais conhecido meme da Internet.
Para combater trolls de forma eficiente, os usuários e frequentadores de comunidades da internet seguem esta orientação: Não alimente os trolls. (do inglês Don't feed the trolls). Significa ignorar completamente alguém que se comporta como troll mesmo que a vontade de responder seja grande. Um troll não tem nada a perder, ele sempre vai voltar e incomodar - ele precisa de atenção para obter prazer e ser bem sucedido. Ignorando um troll os usuários não apenas intimidam seu ato como também provocam profundo desgosto e frustração nele. Isso nem sempre é fácil e exige, às vezes, muito esforço da comunidade por meses mas é o método mais eficiente. Se ninguém absolutamente dá atenção ao troll, ele desiste de atuar por desgosto de não conseguir resposta às suas provocações.

Nenhum comentário: