04 setembro, 2014

Sobre as medusas

1. Composição
São constituídas principalmente de água, como todos os animais, a qual representa nas medusas (águas-vivas) mais de 95 por cento do corpo. Criaturas delicadas e facilmente danificáveis, elas morrem em pouco tempo quando estão fora da água.
2. Estrutura corporal
As medusas não têm os lados direito e esquerdo do corpo. Elas têm a parte superior, a do sino ou campânula, e a parte inferior, onde estão os tentáculos.
3. Camadas
O corpo das medusas apresenta três camadas. A camada externa denominada epiderme, a camada interna chamada gastroderme e, entre elas, a mesogleia.
4. Movimento
As medusas não têm barbatanas como os peixes. Eles se movem através de jatos. Enchem de água o sino muscular e, em seguida, liberam-na para obter a propulsão. Ficam também à deriva nas correntes marítimas.
5. Circulação
As medusas são desprovidas de sangue.
6. Cérebro
As medusas não têm cérebro. (*) Elas também não dispõem de uma rede sensorial no corpo. Têm manchas oculares que diferenciam a luz da escuridão e têm quimiossensores que identificam as presas.
7. Nematocistos
Possuem milhares de nematocistos com os quais injetam toxinas no corpo de suas vítimas, imobilizando-as. A vespa do mar, uma das espécies, é extremamente venenosa.
8. Digestão
Possuem apenas uma abertura para o processo da digestão. Localizada no lado externo da campânula, a boca também é usada para a excreção.
9. Filo
Pertencem ao filo Cnidaria, juntamente com anêmonas do mar, corais e hidras.
10. Espécies
Distribuem-se em duzentas espécies de medusas verdadeiras. Apenas uma, não-verdadeira e da classe Hydrozoa, vive em águas doces.


(*) Não têm cérebro e sobrevivem há 650 milhões de anos. É uma boa notícia para os estúpidos.

Animais mortíferos, Acidentes acontecem, Jelly JeffRumo à imortalidade

Nenhum comentário: