17 setembro, 2014

A Estrela da Morte

Em janeiro do ano passado, foi divulgada uma resposta da Casa Branca a uma petição popular para construir uma "Estrela da Morte", como a que aparece na saga "Star Wars".
A declaração, cheia de bom humor e com acenos para os fãs de cinema, dizia publicamente o seguinte:
"Qual é a vantagem de gastar o dinheiro dos contribuintes em uma "Estrela da Morte", sabendo-se que um homem sozinho em uma nave poderá facilmente destruí-la? Além disso, a construção dela custaria mais de 850 quatrilhões de dólares e estamos trabalhando para reduzir o déficit, e não para aumentá-lo. Finalmente, esta é uma administração que não aprova planos para destruir planetas."
É fácil supor que a resposta do governo Obama logo se tornaria um viral nos blogues e redes sociais. Além de ser uma oportunidade de melhorar a imagem pública, enquanto esconde a real motivação, (*) responder todas as petições que ultrapassam as 25 mil assinaturas (incluindo aquelas que chegam através das plataformas digitais como o Change.org) é obrigação do governo dos EUA. E essas respostas oficiais, sejam lá ao que for, devem ser fornecidas no prazo de 30 dias.

Extraído de: La fascinante historia tras la “GLOMAR Response”. In: La Aldea Irreductible

(*) No caso: o poder da Estrela da Morte para destruir um planeta, ou mesmo um sistema estelar inteiro, é insignificante perto do poder da Força. E a Força já está com eles.

Nenhum comentário: