21 abril, 2013

Música, pecado original da internet

Em LOCUS online, num artigo intitulado "Music: The Internet’s Original Sin" (Música: Pecado Original da Internet), Cory Doctorow pergunta por que os direitos autorais das músicas são como uma "batata quente" na internet, mesmo na era pós-DRM, quando a maioria das músicas em MP3 custa $ 0,99 na Amazon. Segundo ele, a música compactada não é inteiramente compatível com o comércio contemporâneo e a indústria fonográfica, ao tentar "consertar" isso, apenas nos passou a ideia de que tudo o que sabemos sobre a forma legítima de desfrutar, produzir e compartilhar música acha-se errado.
"Vamos começar com a idade de música. Os filmes estão ainda em sua infância. Os livros estão em sua meia-idade. As próprias histórias são muito antigas. Mas a música é primordial. Os livros podem preceder o comércio, mas a música é anterior à linguagem. Nossa relação com a música e nossos contratos sociais a seu redor, são tecidas em muitas outras partes da nossa cultura, partes que são consideradas mais importantes do que meras leis ou negócios. A ideia de que música é algo que você ouve e, em seguida, sai cantando pode até mesmo ser inerente à nossa biologia. Eu sei que quando ouço uma melodia cativante, logo me encontro a cantarolando ou cantando, e é preciso um sério esforço de vontade para pará-la. Realmente, não importa o que diz a lei sobre se eu estou autorizado a executar uma música. Uma vez que está em minha cabeça, eu estou cantando-a e, muitas vezes, cantando-a com meus amigos. Se eu e meus amigos a cantamos juntos, por meio de um compartilhamento de vídeo no YouTube, bem, você vai ter grandes dificuldades em nos convencer de que isso é algo errado."

Nenhum comentário: