08 abril, 2013

Confúcio interativo

Outras máximas de 孔子
11) O sábio teme o céu sereno; porém, quando vem a tempestade ele caminha sobre as ondas e desafia o vento.
12) O homem de bem exige tudo de si próprio; o homem medíocre espera tudo dos outros.
13) Escolha um trabalho que ames e não terás que trabalhar um único dia em tua vida.
14) O que eu ouço, esqueço. O que eu vejo, lembro. O que eu faço, aprendo.
15) Saber o que é certo e não fazê-lo é a pior covardia.
16) Quando vires um homem bom, tenta imitá-lo; quando vires um homem mau, examina-te a ti mesmo.
17) Não procuro saber as respostas, procuro compreender as perguntas.
18) Aprender sem pensar é inútil. Pensar sem aprender é perigoso.
19) É difícil apanhar um gato preto em uma sala escura. Especialmente se não houver nenhum gato.
Paulo Gurgel
Foram por mim enviadas ao Diário do Centro do Mundo, para Como Confúcio Pode Ajudar Você a Entender a China, em acréscimo a dez máximas confucianas que já constavam do artigo. Como Jesus, Sócrates e Buda, Confúcio não escreveu livros. Seus ensinamentos foram recolhidos pelos discípulos. A essência de sua filosofia está nos Analectos, uma coletânea de reflexões.
Debates
O item 18 é a maior prova de que Confucio está cada vez mais distante dos chineses. O ensino autoritário comunista destruiu o pensar em nome do “cumprir ordens sem questionar”. Eles estão lutando para mudar isto agora, 8 anos para cá, partindo do domínio da tecnologia de copiar para a de inovar. O trabalho será árduo. Espero que este novo governo chinês, voltado para as politicas sociais do país, retome o caminho de Confúcio.
Frank
Frank, há muitos anos que os laboratórios de pesquisas na China trabalham intensamente na busca de soluções em todas as áreas.
Possuem muitos segredos tecnológicos, mas não fazem alarde, são chineses!
Pegue o Google Earth e faça um “passeio” pela Chinam. Tente encontrar um dos segredos deles.
Marcos Pinto
Pô, Marcos, facilite para mim aí. O que tem em Chinam? Se tiver um link explicativo, facilitaria. Fica difícil de eu sair pelo Google procurando algo em Chinam que nem sei do que se trata.
Hoje empresas chinesas detêm anualmente mais registros de patentes do que Apple, IBM ou Microsoft. Eu mesmo tenho uma aparelhinho desenvolvido e comprado na China que nenhuma outra empresa do mundo tinha até pouco tempo atrás. Ou seja, a China já está sendo copiada. Quanto aos muitos segredos deles, isto se deve aos últimos 8 ou 10 anos. Antes disso era só copiar, copiar, copiar…
Frank
Frank, tente surfar pela China com o Google Earth e depois pela Europa ou América, então vai notar as diferenças de visibilidade.
Marcos Pinto,
Paulo Gurgel, esta máxima: "Escolha um trabalho que ames e não terás que trabalhar um único dia em tua vida.", é a mais interessante porque a maior parte da nossa juventude não sabe sequer da palavra Confúcio, assim como boa parte dos adultos mais letrados, gerando escolhas de profissões com a finalidade de ganhar muito dinheiro. Daí que surgem profissionais cansados de trabalhar sem mente capaz de pensar e com pouca capacidade de produzir.
O sentido figurado desta frase é tão grande que daria um GigaByte de debates! Mas muitos passariam a trabalhar mais e melhor, capazes de sorrir no fim do dia!
Marcos Pinto
Grato por este e outros comentários, Marcos. A máxima de Confúcio que você prefere ocupa o segundo lugar no ranking das minhas preferências. A primeira é a do "gato preto em uma sala escura". Nesta, Confúcio, a par de sua milenar sabedoria, mostrou-se interativo com Darwin, Lord Bowen e um cearense metido a besta. Tem esse lado pessoal, portanto.
Paulo Gurgel

Nenhum comentário: