18 janeiro, 2013

Não sei

Agnotologia
É o estudo da ignorância ou da construção da ignorância.
Em 1927, o fisiologista húngaro Albert Szent-Györgyi isolou uma substância em limões e laranjas que parecia prevenir o escorbuto.
Ele não conseguia identificá-la quimicamente, então a chamou de "ignose", que significa "eu não sei".
Quando os editores do Biochemical Journal reivindicaram um nome diferente, Szent-Györgyi sugeriu "godnose".
Finalmente, chegaram a um acordo sobre o nome da substância: "ácido hexurônico".
Acabou sendo ácido ascórbico, vulgo vitamina C.


Ler também: 32 - Os bebedores de limão, Acta

Canguru = eu não sei?
A palavra canguru deriva de gangurru, do idioma aborígene Guguyimidjir. Este nome foi registrado pela primeira vez como kangooroo, a 4 de Agosto de 1770, pelo tenente (posteriormente capitão) James Cook, nas margens do rio Endeavour, no local da atual Cooktown, quando o seu navio HM Bark Endeavour permaneceu durante quase sete semanas para reparar danos sofridos na Grande Barreira de Coral.
Curiosamente, uma lenda, erroneamente generalizada como fato, conta que o nome canguru deve-se a uma falha de comunicação entre os exploradores ingleses e os nativos da Austrália.
Na viagem de descoberta da Austrália, um grupo de marinheiros do capitão Cook capturou um bebê canguru, e trouxe a estranha criatura a bordo do navio. Ninguém sabia o que era aquilo, então alguns homens foram enviados à praia para perguntar aos nativos. Quando os marinheiros retornaram, disseram aos seus companheiros: "é um canguru". Muitos anos mais tarde, descobriu-se que quando os aborígenes disseram "canguru" significava "não estou entendendo absolutamente nada", na linguagem deles. WIKIPÉDIA


Nikkei (日系?)
É uma denominação em língua japonesa para os descendentes de japoneses nascidos fora do Japão ou para os japoneses que vivem regularmente no exterior.
Cada geração nikkei recebe denominação própria:
issei (imigrantes japoneses),
nissei (filhos de japoneses),
sansei (netos de japoneses),
yonsei (bisnetos de japoneses),
não sei (descendentes de japoneses de qualquer geração que não sabem bulhufas da língua e da cultura do Japão).

Nenhum comentário: