15 outubro, 2012

A câmara anecóica

Dizem que o silêncio é de ouro. Mas não há uma sala que, após um curto período de tempo, torna-se insuportável de tão silenciosa que ela é. Fica nos Orfield Laboratories, em South Minneapolis, EUA, e foi construída para ser o lugar mais silencioso da Terra.
É utilizada em testes de som de inúmeros produtos: válvulas cardíacas, telas de telefones celulares, painéis de carros etc.
Absorve 99,99 por cento do som. Voluntários para a sala (cujo recordista suportou 45 minutos nela) em pouco tempo experimentam alucinações.
Lá o silêncio é tanto que você pode ouvir seu coração batendo, seus pulmões respirando e seu estômago gorgolejando. Na câmara anecóica você se torna o som.


2 comentários:

Ormuz Barbalho Simonetti disse...

Caríssimo Paulo, bom dia. Parece que vc começa a trabalhar muito cedo ou, termina lavor muito tarde.
No próximo dia 25 finalmente estarei lançando o livro "A PRAIA DA PIPA DO TEMPO DOS MEUS AVÓS", que a exemplo do que acontece com vc, grande parte dele foi trabalhado no silêncio das madrugadas

Abraços,
Ormuz.

Paulo Gurgel disse...

Meu caro Ormuz,
Não poderei estar presente ao lançamento de seu livro, "A Praia da Pipa...", mas informarei com antecedência o importante evento no blog "Linha do Tempo".
Um grande abraço.
Paulo