11 dezembro, 2010

♪Com que roupa?♪

Composto em 1930, é o primeiro dos sambas de Noel Rosa (1910-1937) e foi inicialmente gravado por ele mesmo. Depois, muitos intérpretes e conjuntos musicais também o gravariam como Aracy de Almeida, Trio Surdina, Marília Batista, Nelson Gonçalves, Elza + Miltinho , Helena de Lima, Martinho da Vila, Os Três Moraes, Maria Creuza, Doris Monteiro, Banda do Canecão, MPB-4, Zezé Motta, Zizi Possi, Gilberto Gil, Ivan Lins, Caetano + Zeca Pagodinho e Diogo Nogueiro (no vídeo), entre outros.
Em suas "confissões", Noel deu o testemunho sobre a criação de "Com que roupa?"::
"Este samba tem uma história interessante que vale a pena contar aqui, a título de curiosidade. Foi um caso que se passou comigo mesmo. Com sangue de boêmio, eu passei a chegar à casa, em determinada época, nas altas horas da noite. Vinha de festas ou de serenatas, ou de simples conversas. Mas o fato é que essa vida, passada toda em claro, devia prejudicar a minha saúde. Foi o que aconteceu. Comecei a emagrecer. E a emagrecer assustadoramente. Adquiri umas olheiras dramáticas.'Que é isso, Noel? paixão incubada?' perguntavam-me. Eu sorria. Mas quem mais se assustava era mamãe. Pressentiu, antes que ninguém, o meu estado. E, dia a dia, renovava as suas advertências, os seus apelos, para que não me demorasse na rua tanto tempo, para que eu dormisse mais, que eu acabava doente. Eu prometia que sim. Mas a minha vontade era nula. E chegava, fatalmente, às mesmas horas com as mesmas olheiras e aquele emagrecimento progressivo, que estava alarmando todo mundo. Desesperada em conseguir a minha obediência pelos recursos da persuasão, minha mãe lembrou-se de um antigo recurso, mas cujo efeito é sempre eficaz. Assim é que escondeu todas as minhas roupas. Sem exceção. Fiquei desesperado. O pior é que, na véspera, mandara que alguns amigos me viessem buscar para irmos a uma festa. Os amigos não faltaram. À noite, batiam lá em casa: 'Como é, Noel, vamos para o baile?' E eu, dentro do quarto: 'Mas com que roupa/'. Mal eu tinha acabado de soltar a frase, quando me ocorreu a inspiração de fazer um samba com esse tema. Daí o estribilho:
Com que roupa eu vou
Ao samba que você me convidou?"
Almirante, em sua biografia sobre o "Poeta da Vila", desmentiu completamente essa história. Seria uma lenda.
O tema do samba é original, até revolucionário para a época, ao fazer alusão a uma característica marcadamente brasileira: a de se gozar da própria desgraça, levando a vida de forma divertida, dentro da filosofia do "rir para não chorar". Quanto à melodia, é simples, contagiante e possui uma história curiosa: desde os tempos de colégio, Noel tinha o hábito de parodiar o Hino Nacional; é possível que, inconscientemente, tenha utilizado esta melodia sem se dar conta do plágio. E quem o preveniu, quanto ao risco da apreensão do samba pela censura, foi o maestro Homero Dornellas, o qual inclusive alterou a sua melodia ao passá-la para a pauta.



A HOMENAGEM DO BLOG AO GRANDE NOEL DE MEDEIROS ROSA 
NA DATA EM QUE O "POETA DA VILA" COMEMORARIA SEUS 100 ANOS DE IDADE
SE VIVO FOSSE

Nenhum comentário: