10 abril, 2009

O elo mais fraco

Não é preciso ser um Houdini para entender a veracidade desta frase: "Nenhuma corrente é mais forte do que o seu elo mais fraco."

Inspirado no ensinamento contido nessa frase, há alguns anos foi criado na Grã-Bretanha o Weakest Link (O Elo Mais Fraco). Uma espécie de reality-game show da televisão, o qual já conta com versões em muitos países. O formato do programa prevê o seu início com nove concorrentes que participam de rodadas em que respondem perguntas sobre conhecimentos gerais. O objetivo de cada rodada é formar uma corrente de nove respostas consecutivas corretas, à qual corresponde um certo montante de dinheiro acumulado pelo grupo. Com uma resposta incorreta, o concorrente quebra a corrente e faz o grupo perder dinheiro. E, no término da rodada, ele "candidata-se" a ser eliminado do programa (o elo mais fraco), numa votação feita dentro do grupo. É, assim, pela progressiva eliminação de seus concorrentes que se chega ao vencedor da edição do programa.

Apreciem também a criatividade desta imagem (do fotógrafo espanhol Chema Madoz) que arranjei para ilustrar a presente nota.

22/10/2013 - Atualizando...
Clique aqui para ver em GIF animado uma máquina de fazer correntes.

Nenhum comentário: