19 abril, 2009

Adoração por Carmina

"É bem verdade que sou um ente contemporâneo, nascido há cinquenta e poucos anos (o grifo é meu), enquanto “Carmina” é do medievo, “gerada” por volta de 1300, mas somente secularizada no limiar do século XIX e convertida na obra prima de Carl Orff, estreada em Frankfurt em 1937; contudo, o descompasso cronológico entre nós não configura um impeditivo para a minha saudável e duradoura adoração por ela, e espero que seus plangentes acordes iniciais sejam entoados quando me for permitido ver a face do Pai.
Carmina Burana significa Canções de Benediktbeurn, tendo sido oriunda de um rolo de pergaminho, com cerca de duzentos poemas e canções medievais, encontrado na biblioteca da antiga Abadia de Benediktbeurn, na Alta Baviera."

Depois de ler no Blog do Marcelo Gurgel suas candentes palavras sobre Carmina Burana, eu fui rever essa obra prima de Carl Orff no acervo do YouTube. 

Nenhum comentário: